quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Por que não seguir?


Freqüentemente, olhando a comporta na minha cidadezinha no interior Paulista, divisa com Paraná, em meio a fragmentos de lembranças, poemas, frases, pensamentos... Olhava na direção da estrada por onde vim e percebia um caminho a muito conhecido.

Olhava para o outro lado e me perguntava: como será por lá?


Será que a próxima cidade, já no outro estado esta bem próxima?

Imaginava a cena daquele filme “Um amor pra Recordar” em que o mocinho levava a mocinha na divisa de duas cidades e pedia que ela colocasse os pés, um de cada lado da estrada, para que ela pudesse estar em dois lugares ao mesmo tempo! (achei aquela cena incrível... ainda não tinha imaginado uma forma de se estar em dois lugares ao mesmo tempo fisicamente).

Num domingo lindo de sol, fui mais vez ver e ouvir o movimento da água naquela comporta.

Naquela semana tinha lido um texto de Dalai Lama em que dizia:


“Uma vez por ano, vá a algum lugar onde nunca esteve antes!”


.

Olhei mais uma vez a estrada para onde nunca tinha ido e então pensei, por que não começar hoje? Por que não seguir?

Naquele momento aquilo ecoou na minha mente e então sem olhar pra traz, sem pensar para onde estaria indo ou se tinha combustível suficiente... Segui!

Era uma estrada estreita, quase rural porem asfaltada. Não me lembro ao certo, mas foram cerca de 7 a 11 km até a pista e mais alguns até a cidade mais próxima.

Na cidade não encontrei nada muito novo.

Era apenas uma cidade pequena e simples como todas do interior, poucas pessoas na rua, meninos empinando pipa, vizinhos conversando ao varrer a frente de suas casas, uma praça ao lado de uma bonita igreja e na pracinha, sentados no chão, haviam um grupo de uns cinco jovens emos tomando tereré e rindo muito.

Mas o que realmente me chamou a atenção foi à sensação!

A sensação de seguir um caminho sem rumo, sem hora pra voltar, sem compromisso marcado, sem saber como vai ser a próxima curva, com o vento no rosto, a paisagem e o sentimento do NOVO.

Você já parou pra pensar que gostaríamos de conhecer o mundo inteiro e, muitas vezes, não conhecemos nem o que está ao nosso alcance... Assim, bem do ladinho, nossos vizinhos, nossas ruas paralelas, as praças ou pontos de lazer dos bairros próximos e as cidades ao redor da sua.

Quantas vezes nos limitamos a seguir o mesmo caminho todos os dias, a freqüentar os mesmos lugares no fim de semana?

Já se propôs a seguir em frente pelo outro caminho naquela bifurcação na estrada só pra ver onde vai dar (mesmo que a placa indique a próxima cidade, só pelo fato de você nunca ter ido pra lá)?

Quantas vezes você já saiu de casa assim, consigo mesmo, ou mesmo acompanhado para ir a algum lugar em que nunca foi antes?

Experimentar a quebra da rotina, conhecer novos lugares pode ser muito prazeroso... Afinal, por que não seguir?

4 comentários:

  1. oI Nanda,

    Adorei esse texto! É excelente viajar pelo interior e ver onde as estradas vão dar....mesmo que você saiba por onde vai, mas o caminho é interessante.

    Bjocas,
    simone

    ResponderExcluir
  2. Ops...Adorei o titulo do blog e a explicação. Muito bacana mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Simone, obrigada pelos comentários e pela visita!!! bjus

    ResponderExcluir
  4. Que gostoso fazer a leitura dos seus textos, é tão interessante quanto ouvir vc falando pessoalmente, vc tem talento garota.. Adorei.. Bjs. Rê

    ResponderExcluir