terça-feira, 3 de novembro de 2009

A criança interior!






"Em todo adulto espreita uma criança - uma criança eterna, algo que está sempre vindo a ser, que nunca está completo, e que solicita, atenção e educação incessantes. Essa é a parte da personalidade humana que quer desenvolver-se e tornar-se completa". Carl Gustav Jung



Eu poderia escrever sobre o assunto mais seria redundante, pois já existe muitos artigos e textos publicados na net sobre o assunto.
So gostaria de ressaltar aqui dois poemas, um de Mario de Sá Carnero e outro de Fernando Pessoa cujo poema foi citado no livro "Escutando Sentimentos" - capítulo reproduzido neste link: http://karinizumi.wordpress.com/2008/07/27/cuidando-da-crianca-interior/.
Esses dois poemas maravilhosos nos chamam a atenção à questão de "quem somos" e "quem fomos ".
Expressa de uma forma melancólica, podemos verificar a saudade da inocência, da pureza da criança que se fora um dia e o sentimento de desconhecimento de si.
Na busca da felicidade, é necessário amar-se, encontrar-se com sua criança interior, conhece-la e consequentemente conhecer a ti no momento em que se vive!
Confrontando passado, presente e futuro... podemos analizar melhor nossa escolhar até aqui e o que devemos fazer para seguir o melhor caminho em direção a evolução constante!


"A beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: é dar um passo atrás". (Autor Desconhecido)




"A criança que fui chora na estrada - Fernando Pessoa"
A criança que fui chora na estrada.
Deixei-a ali quando vim ser quem sou;
Mas hoje, vendo que o que sou é nada,
Quero ir buscar quem fui onde ficou.

Ah, como hei-de encontrá-lo? Quem errou
A vinda tem a regressão errada.
Já não sei de onde vim nem onde estou.
De o não saber, minha alma está parada.

Se ao menos atingir neste lugar
Um alto monte, de onde possa enfim
O que esqueci, olhando-o, relembrar,
Na ausência, ao menos, saberei de mim,
E, ao ver-me tal qual fui ao longe, achar
Em mim um pouco de quando era assim.
Dia a dia mudamos para quem
Amanhã não veremos. Hora a hora
Nosso diverso e sucessivo alguém
Desce uma vasta escadaria agora.

E uma multidão que desce, sem
Que um saiba de outros. Vejo-os meus e fora.
Ah, que horrorosa semelhança têm!
São um múltiplo mesmo que se ignora.

Olho-os. Nenhum sou eu, a todos sendo.
E a multidão engrossa, alheia a ver-me,
Sem que eu perceba de onde vai crescendo.

Sinto-os a todos dentro em mim mover-me,
E, inúmero, prolixo, vou descendo
Até passar por todos e perder-me.
Meu Deus! Meu Deus! Quem sou, que desconheço
O que sinto que sou? Quem quero ser
Mora, distante, onde meu ser esqueço,
Parte, remoto, para me não ter.



"Dispersão - Mario Sá Carneiro"
Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto,
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim.
Passei pela minha vida
Um astro doido a sonhar.
Na ânsia de ultrapassar,
Nem dei pela minha vida...
Para mim é sempre ontem,
Não tenho amanhã nem hoje:
O tempo que aos outros foge
Cai sobre mim feito ontem. (...)
Como se chora um amante,
Assim me choro a mim mesmo:
Eu fui amante inconstante
Que se traiu a si mesmo.
Não sinto o espaço que encerro
Nem as linhas que projeto:
Se me olho a um espelho, erro —
Não me acho no que projeto.
Regresso dentro de mim
Mas nada me fala, nada!
Tenho a alma amortalhada,
Sequinha, dentro de mim. (...)
(As minhas grandes saudades
São do que nunca enlacei.
Ai, como eu tenho saudades
Dos sonhos que não sonhei!...
E sinto que a minha morte —
Minha dispersão total —
Existe lá longe, ao norte,
Numa grande capital.
Vejo o meu último dia
Pintado em rolos de fumo,
E todo azul-de-agonia
Em sombra e além me sumo.
Ternura feita saudade,
Eu beijo as minhas mãos brancas...
Sou amor e piedade
Em face dessas mãos brancas...
Tristes mãos longas e lindas
Que eram feitas Pra se dar
Ninguém mas quis apertar
Tristes mãos longas e lindas
Eu tenho pena de mim,
Pobre menino ideal...
Que me faltou afinal?
Um elo? Um rastro?... Ai de mim!...
Desceu-me na alma o crepúsculo;
Eu fui alguém que passou.
Serei, mas já não me sou;
Não vivo, durmo o crepúsculo.
Álcool dum sono outonal
Me penetrou vagamente
A difundir-me dormente
Em urna bruma outonal.
Perdi a morte e a vida,
E, louco, não enlouqueço...
A hora foge vivida,
Eu sigo-a, mas permaneço,...


Mais sobre o assunto: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/crianca01.htm

Um comentário:

  1. isso ai nanda ta muito bacana viu.... "todo adulto espreita uma crianca dentro de si" uahuahauha parabens bjao

    ResponderExcluir