segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Antes de enterrar o seu relacionamento


Depois de algum tempo de relacionamento você já não sabe mais se está com a pessoa certa.

Muitas vezes só aceita permanecer ao lado do parceiro por medo da solidão, por comodismo, pelos filhos pequenos ou mesmo pela condição financeira, prolongando uma vivencia infeliz.

Em todas as brigas, você culpa o outro por todos os desajustes que existem no relacionamento de vocês e depois de pensar muito, decide que não consegue mais viver com a outra pessoa.

Neste momento onde o coração já está cheio de magoas, fica muito difícil racionalizar os sentimentos. Nossas atitudes sem pensar podem trazer futuros arrependimentos.

Proponho aqui uma reflexão!

Antes de começar a jogar os punhadinhos de terra sobre a cova dos seus sentimentos, há de se levar em conta algumas considerações:

Você realmente conhece as características de um mau relacionamento?


Recentemente li uma entrevista com o psicólogo Flávio Gikovate (não lembro a fonte), a idéia que ele passava era que todo mau relacionamento é composto por duas figuras, a que doa de mais e a egoísta de mais. As duas figuras "estão erradas”.

A que doa de mais erra, pois o tempo todo cobra reconhecimento por isso.



E a egoísta de mais erra, pois o tempo todo esta acomodada, esperando do outro a solução de todos os problemas.

Pessoalmente acredito que 99% dos relacionamentos problemáticos possuem essas duas figuras.

A melhor forma de se encontrar a harmonia em um relacionamento é exercitar diariamente o "JUSTO", nem mais nem menos.



O psicólogo aborda o assunto no livro “Mal, o Bem e mais alem.” - Gikovate constatou que a união entre homens e mulheres se dá entre opostos, isto é, uma pessoa egoísta se encanta com uma pessoa generosa e vice-versa. A atualização do assunto mostra que a saída saudável está na evolução de cada ser humano para atingir o estado de harmonia formando-se casais entre pessoas similares e mais justas.
(Clique aqui para ir a fonte)



Outro ponto a se observar é que devemos evitar ao máximo as comparações, críticas duras e limitações.


Respeitar a individualidade é fundamental!


Não importa se o marido da sua amiga parece ter saído de um filme de romance, você não esta com eles todos os dias, 24 horas, para saber se são mais felizes do que você pode ser (se quiser), ou se o seu marido tem algum vício que você não suporta... Com o estímulo certo e sem criticas duras, tudo pode ser mudado (começando por você).


A forma com que você vê o seu parceiro pode alimentar o amor dentro de você ou destruí-lo!


Antes de "impor" nossos desejos e vontades, tambem devemos ouvir e "respeitar" a opinião do outro. Neste exercício de "ouvir mais", devemos ter a humilde de aceitar críticas (principalmente as construtivas) sobre nós mesmos.


Ninguém gosta de ser criticado, mas se antes de atirar as pedras que temos nas mãos quando ouvimos uma crítica sobre nossas condutas, nos questionarmos intimamente se "somos realmente assim?", poderemos perceber com clareza os pontos onde devemos mudar.
Perceba a sua contribuição para o fim de um relacionamento!


Avalie todos os amores e relações que você já teve e veja se não esta cometendo os mesmos erros. Se o seu relacionamento não vai bem, já parou pra pensar que a culpa também é sua?


Muitas das ações que você reprova no seu parceiro são conseqüências das suas próprias ações e é necessário deixar o orgulho de lado para se alto criticar e, principalmente, mudar!

Só depois de uma alto-reflexão é possível ter absoluta certeza que os seus atos não lhe trarão arrependimentos futuros.

Quando conseguir dizer a si mesmo que você deu o melhor de si neste relacionamento, que se doou por completo e fez o que pode para que o outro fosse feliz ao seu lado, aceitando a individualidade mutua e mesmo assim não deu certo... Daí então é o momento de jogar a toalha e partir para outra com a cabeça erguida!

Não se esqueça que não há tempo certo pra recomeçar... E nunca é tarde para ser feliz!!!



Fiquem com Deus!

Outro link interessante: Entrevista com Gikovate - “Não precisa casar. Sozinho é melhor”

4 comentários:

  1. Relacionamento é um experimento

    Tal qual uma experiência de laboratório o relacionamento é marcado por dosagens de intensdade, desejo, respeito e consenso.

    O excesso em qualquer um desses elementos pode causar explosões de proporções muitas vezes incontroláveis.

    O relacionamento é fundamental para o pleno exercício da sanidade e também para o conhecimento do outro.

    Contudo, tanto o homem como a mulher anseiam o relacionamento afim de alcançar em comum a felicidade e um pouco de compreensão

    Além do quê, como dizia Tom Jobim, "é impossível ser feliz sozinho"

    ResponderExcluir
  2. Jorge, meu caro amigo rs ...

    Sobre os relacionamentos serem uma experiência... isso me lembrou o texto que minha professora do colegial nos passou ... se não me engano o nome do livro era "Bia, a bolsa e o bode".
    Ele relatava o relacionamento como a aula de ciência: vc pega o sapo, abre a barriga dele, vê td q tem dentro e depois q perdeu a curiosidade, junta tudo e joga fora kkk simples assim kkk
    Chorei de rir na época rs.

    Mto obrigada pelos seus comentários aqui no meu blog, alem de serem belíssimas palavras tb é um grande incentivo pra eu continuar escrevendo.

    Bjus no coração meu querido!!!

    ResponderExcluir
  3. hummm ... descobri o nome do livro que citei no comentário acima rs ... é de Ivan Jaf, Chama-se "Boca a Boca".

    "Boca a boca é um livro sobre a paixão jovem que se manifesta em diferentes circustâncias, mas que mantém uma constância: o beijo como coroamento do sentimento amoroso e da atração do casal. A citação de Nietzsche que abre os contos dá o tom das histórias contadas. Sabemos que um dos pilares do pensamento desse filósofo é o tema do "espírito livre", que questiona o mérito dos valores morais. Assim, os enredos dos contos "fotografam" momentos explícitos de amor, como a relação a dois, mesmo que isso signifique uma disputa com outras pessoas".

    (fonte: http://www.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03516-6.pdf)

    ResponderExcluir
  4. Oi Amiga,
    Parabéns pelos seus textos... estou muito feliz por que sei melhor do que ninguém como é maravilhoso deixar as palavras guiarem nosso coração de vez em quando... e escrever por necessidade e paixão....

    e nestes minutos de inspirações... nascem textos divinos...

    registrar... um momento único que além de te ajudar ... pode ajudar também outras pessoas...
    pelo elo mágico
    do universo das palavras ...
    que de forma inesperada também pode inspirar outras pessoas....

    Sucesso,
    agora outras pessoas podem te ouvir...
    e refletir sobre esses temas tão simples e enigmáticos que permeiam seu blog...
    beijos
    Debora

    ResponderExcluir